Mínimo Irredutível e Missão Integral
No trabalho da missão integral estamos acostumados com o máximo. Facilmente ficamos impressionados com programas enormes, custosos e de grande visibilidade. Achamos que fazer missão integral é "aquilo" - mas aquilo, na maioria das vezes, está tão longe da realidade das nossas igrejas que, cercados de impossibilidades, sentamos, nos acomodamos e não fazemos nada. Nem o mínimo
.O que dizemos de uma pessoa, comprometida com Jesus, que dedica algum tempo da sua semana para ensinar uma atividade vocacional (bordado, sapataria, computação, ou outra) para uma criança pobre? Podemos dizer que ela ajudou na ação social, que fez um gesto bonito, ou ela está cumprindo o "mínimo irredutível da Lei de Deus". Ora, o que isto quer dizer?
Vamos analisar a idéia do "mínimo irredutível". Como pessoas ocupadas, conhecemos muito bem este conceito quando atendemos expectativas nossas e dos outros em diversas situações. Para entender melhor, vamos completar as frases a seguir com nossas próprias idéias.
O mínimo, mínimo mesmo que preciso fazer no meu trabalho, para cumprir o meu contrato, ter bom relacionamento com os colegas e receber o meu salário é...
O mínimo, mínimo mesmo que preciso fazer em casa, para que tudo corra normalmente, sem discussões e todos estejam atendidos é...
O mínimo, mínimo mesmo que preciso fazer para cumprir meu dever de cidadania brasileira é...
Como pessoa cristã, o mínimo, mínimo mesmo que preciso fazer para demonstrar amor pelo meu Deus e expressar a minha fé é...
Reduzir o mínimo é o mesmo que tentar dar um jeito nas coisas, mas com resultado negativo. Isto pode causar uma advertência no trabalho, um conflito no lar, uma infração civil, e na vida cristã, uma acomodação a evangelho de superficialidades. O mínimo não se reduz sem ter conseqüências danosas. Por isso dizemos que é irredutível.
Existem diferentes maneiras de se completar as frases acima. Não ficaríamos admirados se a última frase fosse completada assim: "Como pessoa cristã, o mínimo, mínimo mesmo que preciso fazer para demonstrar amor pelo meu Deus e expressar a minha fé é...ir à igreja". Atitude louvável. Ir à igreja é gesto valioso que devemos enfatizar muito na educação das crianças e adultos. No entanto, a perspectiva sobre o "mínimo irredutível" que queremos estudar aqui nos faz pensar em respostas diferentes. Essas respostas estão ligadas ao trabalho de missão integral.
Somadas umas às outras, respostas simples, mas criativas e inspiradas pelo Espírito Santo, nos lembram a advertência de Jesus, feita aos fariseus, que embora fossem dizimistas, desprezavam a justiça e o amor de Deus. "Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas" (Lucas 11.42). De que coisas Jesus estava falando?
1 comentários:
como deus sabe o quanto quero fazer o minimo possivel para demonstrar o meu amor por te ,,quero muito fazer a diferenca aos olhos dos seres humanos comuns sou guerreira e sei que essas palavras vao me ajudar a fazer a diferenca aos olhos de deus!!!!
Postar um comentário