A Tatuagem e a Bíblia (2)

Como Surgiu a Tatuagem...
Acho importante estudarmos a origem das coisas. Isso pode nos ajudar à entendê-las melhor, e, principalmente, ajudar-nos na construção de um discernimento sobre como redimir o que precisa ser redimido.


  • Acreditava-se que o homem primitivo se orgulhava das cicatrizes propositais, pois, eram sinônimos de coragem. As tatuagens eram usadas para marcar os momentos da vida biológica, registrar os fatos da vida social e pedir proteção sobrenatural.
  • Existem provas arqueológicas que afirmam que tatuagens eram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. Algumas múmias com sinais parecidos com tatuagens foram encontradas no vale do Rio Nilo e, segundo especialistas, os corpos eram prisioneiros marcados para não fugir.
  • Os Nativos (maoris) da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia se tatuavam em rituais complexos, sempre ligados a religião. Os maoris se destacaram pela criatividade do "moko"- uma tatuagem tradicional feita no rosto.
  • Incas, maias e astecas se tatuavam com linhas e pontos, além de símbolos específicos como: sol, lua e estrelas. Já foi assinalada a grande semelhança entre os desenhos mokos e os pré-colombianos. A feitiçaria desses povos também envolvia sacrifícios humanos ao deus Sol, nos quais, o coração da vítima era arrancado enquanto ela ainda estava viva.
  • A Idade Média baniu a tatuagem da Europa, com o argumento de que era "demoníaca". No Século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros. No Século XIX, não havia tatuadores profissionais trabalhando, embora muitos amadores estivessem a bordo dos navios e presentes nos grandes portos.
  • O pai da palavra "TATOO" foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tatow" também conhecida como "tatau" - que era o som feito durante a execução da tatuagem: utilizava-se de ossos finos e de uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele

0 comentários: