Os 7 Passos Decadentes que levam à Escravidão Sexual


Ontem o Profissão Repórter ( programa exibido na Rede Globo ), teve como pauta a questão da "prostituição", e uma das coisas que ficaram evidentes foi a "escravidão" que isso pode gerar na vida do ser humano.
Depressão, drogadição, criminalidade, são uns dos tantos outros problemas que acompanham este comportamento sexual compulsivo e libertino da Prostituição.
Por isso decidimos continuar abordando este tema aqui no Cuide da sua Alma, com o propósito de trazer esclarecimento e ferramentas bíblicas que abordem esta "problemática", gerando cura e edificação ao corpo de Cristo.

"Não seja Escravo Sexo"

No 1º capítulo do livro de Romanos, podemos ver claramente a espiral descendente da escravidão sexual. Em nenhum outro lugar da Bíblia, a vileza do pecado é mais vividamente contrastada com a glória de Deus. Que tragédia quando uma pessoa conhece o Senhor e, contudo, permanece no pecado sexual! Alguns crescem na igreja, mas começam a entremear-se com o pecado porque não querem entregar-se verdadeiramente ao Senhor. Não demora muito e eles caem de cabeça no grande abismo da perversão. Outros foram escravos do pecado sexual durante anos, antes de conhecerem ao Senhor. O chamado para o pecado é tortu­rante, e a pessoa volta a procurar o pecado rapidamente. Freqüentemente, eles se afundarão ainda mais no pecado do que antes de sua conversão.Se a pessoa cresceu na igreja e se envolveu com pecado, ou veio para o Senhor, mas retornou a seus antigos hábitos, o padrão de pecado apresentado no capítulo um de Romanos ainda acontece. Existem sete passos decadentes que levam à escravidão sexual. Vamos examiná-los.
  • DEIXAR DE GLORIFICAR A DEUS: Perder o espírito de reverência e adoração é o primeiro passo para baixo na espiral da degradação. 
  • A PERDA DE UM ESPÍRITO DE GRATIDÃO: Uma vez tomado o primeiro passo para baixo, o seguinte fica mais fácil. O segundo passo é deixar de agradecer a Deus — uma atitude de ingratidão. 
  • O CORAÇÃO OBSCURECIDO: Quando uma pessoa se desvia de Deus em seu coração, torna-se vulnerável ao pensamento carnal. Paulo disse que eles se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu (Rm 1.21). Ele procura à sua volta por algo que dê significado à sua vida, algo que lhe ofereça prazer e satisfação, e, então, permite que sua mente especule, sonhe e fantasie. 
  • O IMPEDIMENTO DA VERDADE : Paulo diz que essas pessoas detêm a verdade em injustiça (Rm 1.18). literalmente, ele quer dizer controlar a verdade ou reprimi-la. O qua­dro aqui é que Deus está tentando desesperadamente atravessar as trevas de seu pensamento com a luz de Jesus. Porém, algo se rebela dentro da pessoa e a faz se afastar da verdade. 
  • O APERTAR DA CADEIA : Conforme a pessoa continua buscando a fantasia sexual, ela acha que cada pecado com que se envolve irá, por fim, perder o poder de satisfazê-la. Como se entrega repetidamente a essa rotina em particular, o nível de tentação é menos pronunciado, porque o ato pecaminoso perde sua capacidade de satisfazê-la. Depois de se entregar à impureza da lascívia, nada poderá satisfazê-la. 
  • ENTREGANDO-SE : Deus é extremamente longânimo com Seu povo, mas virá um tempo, se eles continuarem a resistir às Suas advertências e insistir em pecar, em que Ele entregar-lhes-á o que eles desejam. Três vezes neste capítulo em Romanos encontramos as palavras: "Deus os entregou". 
  • CHEIO DE TODA INIQUIDADE : Abandonado, o pecador se lança ao pecado. Ardendo com uma intensa chama de lascívia, ele não consegue mais se conter. Cada vez mais fundo, mergulha no poço imundo da depravação. Nada é muito indecente, vergonhoso ou proibido. A taça da iniqüidade está cheia agora. O pecado reina completamente na mente do homem. Em vez de transbordar com o amor de Jesus, o homem se encontra transbordando de depravação.
Esta passagem inteira das Escrituras é uma flecha gigante apontada para baixo. Jesus disse: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado (Jo 8.34). Paulo disse: Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Rm 6.16). Salomão disse: Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido (Pv 5.22). E o salmista disse: Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro. Como se rebelaram contra as palavras de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo (Sl 107.10,11).Pode haver um retrato mais terrível da escravidão do que um cristão adorando o ídolo da sensualidade interiormente e servindo suas lascívias exteriormente? Não existe escravidão pior do que a da lascívia. É impossível satisfazer suas exigências. O pecado nunca se satisfaz.


Extraído do Livro - No Altar da Idolatria Sexual de Steve Gallagher

0 comentários: